Implantodontia

Implantodontia

O que são implantes dentários?

Os implantes dentários são estruturas feitas de titânio, implantados cirurgicamente nos ossos da mandíbula ou maxila para desempenhar o papel da raiz de um dente original. Após a colocação dos implantes dentários, as próteses são afixadas neles.

Os implantes dentários envolvem um trabalho considerável. Fornecem uma base forte e estável para suportar as próteses, o que significa que não balançam ou mudam de lugar na boca, proporcionando uma sensação mais próxima do natural possível. Também é necessário que o maxilar e as gengivas estejam suficientemente em boas condições para a colocação dos implantes.

Qual é o procedimento do implante dentário?

O procedimento do implante dentário pode demorar muito tempo, dependendo da quantidade de implantes e do trabalho preparatório necessário. Na maioria dos casos, o processo é realizado sob anestesia local.

Há dois tipos de cirurgia de implante dentário consideradas seguras pela Associação Americana de Odontologia:

  • Implantes subperiosteais: estes implantes dentários são feitos de uma estrutura de metal que é afixada ao maxilar abaixo da linha da gengiva. O processo de cicatrização das gengivas fixa a estrutura no lugar. Após a cicatrização, os pinos são afixados na estrutura, seguidos pelos dentes artificiais.
  • Implantes endosteais: essa cirurgia de implante dentário consiste em implantes de metal, com a colocação e a fixação de pinos diretamente no maxilar por meio de duas cirurgias separadas. Após a cicatrização, o implante dentário é montado.

Ambos os procedimentos de implante dentário podem demorar entre três e seis meses para serem concluídos, dependendo de cada pessoa.

Dúvidas frequentes

Como você vai ficar depois dos implantes?

Seu dentista explicará o plano de cuidados com o seu implante, mas, será, basicamente os mesmos cuidados de um dente natural. Isso inclui a escovação e o uso do fio dental, pelo menos, duas vezes por dia, o uso de enxaguante bucal e, em geral, uma boa rotina de higiene bucal. O fumo e o consumo excessivo de bebidas açucaradas podem danificar principalmente os dentes e as gengivas.

Os pacientes que possuem implantes dentários terão que visitar o dentista com frequência maior, para mantê-los limpos e saudáveis. Visitas regulares ao cirurgião-dentista são recomendadas. Algumas pessoas também têm escovas de dentes especificamente desenvolvidas para implantes dentários.

É necessário esperar muito tempo para colocar um implante após a extração de um dente?

Não. É fato comprovado, que a falta do elemento dental, faz com que o osso reabsorva, isto é, diminua de tamanho tanto em altura como espessura, pois não há mais estímulo na região. Atualmente já existem técnicas que permitem a instalação imediata do implante após a extração do dente, mas cada caso deve ser avaliado e planejado individualmente pelo cirurgião dentista.

Por que o planejamento protético é importante?

A prótese (futuro dente que vai ser colocado em cima do implante), é tão importante quanto a colocação do próprio implante, pois é ela que vai determinar a posição correta dos implantes em questão. Outro fato importantíssimo, é a qualidade da prótese, já que ela, deverá ser um material duradouro, estético e totalmente biocompatível.

Qualquer pessoa pode colocar implante dentário? É seguro?

Sim, desde que a pessoa tenha condições de saúde adequada e quantidade de osso suficiente para suportar o implante. Em relação a segurança, pesquisas mundiais indicam o sucesso de 97% no tratamento quando se segue o protocolo correto.